Os bairros da Zona Norte de Osasco tem sido monitorados por drones.
O Projeto Piloto do Programa de Policiamento com Drones vem patrulhando a Zona Norte de Osasco, em atividade na subárea da 5a. Cia do 14° BPM/M.
Os bairros Baroneza, Bonança e Três Montanhas foram monitorados com mais este recurso tecnológico da Polícia Militar, contando com o apoio terrestre da Radio Patrulha com motos (RPM).
O objetivo foi obter filmagens aéreas que permitam a identificação criminosos organizados na prática de roubo de carga, roubo e furto de veículos, e tráfico de drogas. Essas filmagens aéreas foram acompanhadas pela Sala de Operações da Companhia, permitindo o emprego, em tempo real das motocicletas.
O policiamento com drones atua na atividade preventiva e repressiva imediata
O Policiamento com Drones
O comandante interino do 14ºBPM/M, Major Mosna, falou ao Portal Viva sobre o Programa. “O Programa de Policiamento com Drones é uma iniciativa do Comando Geral da Polícia Militar do estado de São Paulo e está sendo desenvolvido em três unidades: uma na Zona Sul de São Paulo, a outra em Bauru e a terceira cidade contemplada foi Osasco (5ª Cia do 14º Batalhão), explicou.
“Nós estamos no momento com apenas um drone à disposição, mas até o início de novembro teremos dois drones e doze pilotos habilitados. Os drones tem como objetivo realizar atividade de vôo preventivo com vistas a localizar criminosos, e aí nós utilizarmos o policiamento para evitar a prática criminal e também repressiva imediata, e através da própria identificação desses criminosos e de quadrilhas e grupos de crime organizado, realizar as prisões e também reduzir os indicadores criminais”, destacou.
Segundo Mosna, as vantagens são muito grandes. O estudo feito em Osasco na área da 5ªCia. que abraça uma parte importante da Zona Norte de Osasco, tem como principal intuito atacar a redução dos indicadores criminais de roubo de carga ou de furto de veículo e também de tráfico de drogas.
“Tivemos aí, na primeira semana, um resultado muito positivo. Caímos de seis roubos de veículos na primeira semana de setembro, para zero na primeira semana de outubro. E a única variável que nós aplicamos na 5ªCia, em relação a esse indicador, foi justamente a atividade preventiva e repressiva imediata do Programa de Policiamento com Drones. Então o projeto piloto que com certeza absoluta vai impactar no aumento da sensação de segurança do cidadão de Osasco”, ressaltou o Major.
Comments