Vítima se negou a registrar boletim de ocorrência e indivíduos foram liberados. Moto estava sem placas e foi apreendida.
Fau Barbosa
Nesta quinta-feira, 22, por volta das 11h45, Guardas Civis estavam em patrulhamento de rotina pelo Jd. da Glória, quando avistaram uma motocicleta ocupada por dois indivíduos vindo em alta velocidade no sentido contrário.
Os Guardas deram sinais sonoros e luminosos para parada da moto, uma Honda CG 160 START, porém não foram obedecidos e a motocicleta continuou em alta velocidade no sentido da Avenida João Paulo Ablas.
No momento em que tentaram entrar na Rua Rio Maicuri, outra viatura da GCM atuou no bloqueio da via e deu ordem de parada. Mais uma vez os guardas não foram obedecidos e o condutor da motocicleta fez o retorno, seguindo sentido Embu das Artes, e dando de frente com os Guardas anteriores. Estes tentaram novamente interceptá-los, porém o condutor subiu com a motocicleta pela calçada, desviando da viatura.
Logo em seguida, na altura do nº 900, a motocicleta colidiu com a traseira de um caminhão e seus ocupantes caíram na via pública. Eles se levantaram e tentaram entrar no caminhão em que haviam colidido, porém o motorista do caminhão trancou as portas e não permitiu a entrada. Os dois empreenderam fuga a pé pela Avenida João Paulo Ablas, sendo perseguidos e abordados pelos Guardas.
Foi feita a revista pessoal nos dois indivíduos, de 25 e 22 anos e nada de ilícito foi localizado. Ambos foram conduzidos até a viatura da GCM, onde foi feita a pesquisa de praxe. A motocicleta, que estava sem placa, não constou como produto de delito, sendo de propriedade do primo do condutor.
Ao lado da moto, caída ao solo, os Guardas encontraram uma aliança, aparentemente de ouro.
Como momentos antes, uma aliança havia sido roubada por dois indivíduos em uma motocicleta preta, os guardas fizeram contato com a possível vítima, que reconheceu informalmente a aliança como sendo sua, porém estava bastante assustada e não quis passar seus dados pessoais, nem quis registrar a ocorrência de roubo por medo de sofrer represálias. O motorista do caminhão também não quis acompanhar os Guardas Civis até a delegacia para o registro de boletim.
Diante dos fatos, e como os indivíduos não portavam documentos, os guardas conduziram os dois indivíduos até o 2º DP da Granja Viana, onde a Autoridade Policial, Dr. Eymard Bertho Ferreira Jr., determinou a elaboração de um TC - Termo Circunstanciado por "Desobediência" (art. 330) e "Fuga de local de acidente" (Art. 305 - L 9.503/97 - Código de Trânsito Brasileiro), assim como a apreensão da motocicleta.
"Eles assinaram o TC sobre outro crime que não o de roubo, já que não havia materialidade por falta do comparecimento da vítima na Delegacia para realização das formalizações dos procedimentos de Policia Judiciária. O enquadramento legal não permite a prisão", explicou o delegado à reportagem do Portal Viva Cotia.
Atendeu a ocorrência a viatura 02-018 da Guarda Civil de Cotia, Equipe COOP2, CE Marques, GC Edson Gomes e GCF Francielle, com apoio da equipe de Romu e de viaturas de área da Granja Viana e a viatura do Sub Comandante.
Kommentare