Quadrilha quebrava os vidros dos caminhões e rendia os motoristas.
Nesta terça-feira, 3, uma Força-Tarefa denominada "Operação Vitreum", deflagrada pela Polícia Federal de Campinas, o Gaeco do Ministério Público e as Polícias Militar e Rodoviária (20º BPM/M, 4º BPRv e 5º BPRv), prendeu quatro indivíduos que seriam membros de uma quadrilha especializada em praticar roubos violentos de cargas e caminhões. Os mandados foram cumpridos em Barueri.
O nome da Operação (Vitreum) faz referência à prática dos criminosos de quebrarem os vidros das janelas de caminhões para roubarem as vítimas e suas cargas.
Foram cumpridos quatro mandados de prisão temporária e três mandados de busca e apreensão, expedidos pela Vara da Comarca de Santana do Parnaíba. Um quinto indivíduo foi preso em flagrante.
Durante a Operação Vitreum, foram apreendidos veículos, uma arma de fogo de calibre restrito e numeração raspada, bloqueadores de sinal (jammer), celulares e documentos.
Segundo a Polícia, os presos foram encaminhados à Superintendência Regional da Polícia Federal em São Paulo, onde permanecerão à disposição da Justiça. Eles responderão pelos crimes de "Roubo e Associação Criminosa" (formação de quadrilha) e podem pegar até 20 anos de prisão.
A investigação
A Operação Vitreum é resultado do investimento da Polícia Federal em especialização de um grupo que trabalha em conjunto com o GAECO/SP e com outras forças da Segurança Pública, visando a desarticulação desse tipo de crime nas rodovias brasileiras.
A investigação, conduzida pelo grupo especializado em repressão a crimes de roubo de cargas da Delegacia de Polícia Federal de Campinas, começou em maio de 2024, após um roubo de carga planejado e não executado em Santana do Parnaíba.
Na ocasião foram identificadas diversas ações criminosas entre a Grande São Paulo e Campinas, onde os bandidos, armados e violentos, abordavam os caminhões que estavam estacionados e rendiam os motoristas, que eram levados para cativeiros em áreas isoladas.
Imagens: Reprodução/Polícia Federal
Comments