top of page
Fau Barbosa

Corpo do Secretário-adjunto de Segurança Adilson Moreira é velado na Prefeitura de Osasco

Moreira, que completaria 54 anos no próximo dia 12/01, foi tragicamente assassinado por um guarda civil após uma reunião

O corpo do Secretário-adjunto de Segurança de Osasco, Adilson Moreira, está sendo velado desde às 8h da manhã desta terça-feira, 7, na Prefeitura de Osasco. O velório, aberto ao público, acontece na Sala Osasco, na Avenida Lázaro de Mello Brandão, 300 - Centro (antiga Avenida Bussocaba).


O sepultamento ocorrerá ainda nesta terça, às 17h, no Cemitério Bela Vista.


O Crime

Moreira, que completaria 54 anos no próximo dia 12/01, foi tragicamente assassinado por um guarda civil após uma reunião na Prefeitura.


Segundo o boletim de ocorrência registrado na Seccional de Osasco, em razão da mudança em andamento na gestão da Prefeitura em virtude das eleições de outubro, uma reunião foi convocada pelo Secretário-adjunto de Segurança para às 15h de ontem. O objetivo era informar que seriam realizadas alterações na composição da equipe de segurança pessoal do Prefeito e da Primeira-Dama.


O secretário passou a anunciar as mudanças de quem permaneceria na equipe e quem

retornaria aos quadros da Guarda Civil. O GCM integrava a equipe de segurança da primeira-dama e como a maioria dos presentes, havia sido anunciado como um dos que sairiam da equipe de segurança. Segundo informações prestadas por um colega de farda, o GCM estava inconformado, tendo dito a um guarda “que não achava justo". "Embora irresignado, não aparentava estar exaltado para além do normal", diz o depoimento.


Quando foi finalizada a reunião, Moreira anunciou que poderia receber em particular naquela mesma sala, aqueles que quisessem conversar com ele pessoalmente para tratar de algum assunto. O GCM teria entrado na sala, fechado a porta e feito diversos (pelo menos oito) disparos de arma de fogo, alguns dos quais vieram a atingir o secretário mortalmente.


Os fatos culminaram com a prisão em flagrante do GCM, o qual foi detido pelos policiais do GATE. Após a negociação para sua rendição e pedido da presença de seus advogados, ele finalmente destrancou a porta e se entregou.


Segundo o boletim de ocorrência, a vítima estava desarmada. Sua arma, uma pistola .40, não foi localizada no local dos fatos. Ela foi localizada posteriormente pela Guarda Civil em sua casa.


A investigação deve esclarecer mais detalhes do caso nos próximos dias.


Quem era Adilson Moreira

Adilson Custódio Moreira nasceu na cidade de Jequitinhonha, em Minas Gerais. Aos 6 anos, mudou-se para Cabreúva, no interior de São Paulo, onde iniciou seus estudos e sua trajetória profissional, trabalhando em lavouras e indústrias.


Em 1988, Adilson se estabeleceu em Osasco, onde fundou uma empresa de motoboys, atuando nesse ramo até 1992. Nesse mesmo período, prestou concurso público para a Prefeitura de Osasco, conquistando o cargo de Guarda Municipal, e se destacou ao conquistar uma classe distinta por meio de concurso interno.


Iniciou sua carreira na Guarda Civil como motorista de viaturas e, ao longo do tempo, desempenhou diversas funções, incluindo patrulhamento em motos, atuação como Ronda Oficial, e contribuiu para a implantação do Canil da Guarda Civil em 2001. Além disso, coordenou o setor de transportes e participou da reestruturação predial da Guarda Civil. Foi também responsável pela instalação da academia na sede da Guarda. Recentemente, em colaboração com sua equipe, ajudou a planejar o projeto de reestruturação do Plano de Cargos e Carreira da GCM.


Em junho de 2018, Adilson Custódio Moreira assumiu o cargo de Secretário de Segurança e Controle Urbano de Osasco, permanecendo até 2019, quando o atual titular, José Virgolino de Oliveira, assumiu a pasta. Após essa mudança, Adilson passou a exercer a função de Secretário-Adjunto.


Imagem: Reprodução/Redes Sociais

41 visualizações

Comments


bottom of page