
Nesta quarta-feira (19), o dia começou com sol entre nuvens em grande parte do Estado.
O dia será marcado por sensação de calor e abafado em todo o território com temperaturas mais elevadas. Devido ao calor e a passagem de uma frente fria no oceano, há previsão para chuvas com momentos de tempestade e presença de raios em todo o Estado ao longo do período da tarde.
Os modelos indicam maior precipitação no litoral sul e Vale do Ribeira. Como o solo já se encontra encharcado, recomenda-se atenção às áreas de risco.
Previsão do tempo para Cotia

Onda de calor
A onda de calor persiste sobre o Brasil e atua com força sobre o Sudeste, mantendo as temperaturas muito acima do normal nos quatro estados da região.
Segundo a Climatempo há prtevisão de que esta onda de calor continue atuando sobre o Sudeste até o dia 24 de fevereiro, mas enfraquecendo no fim desta semana, mesmo assim o calor vai continuar intenso.
Para esta quarta-feira poucas pancadas de chuva são previstas para o centro, oeste, sul e parte do leste de São Paulo. Há possibilidade de pancadas de chuva a partir da tarde na Grande São Paulo.
Como se caracteriza uma onda de calor?
Onda ou bolha de calor é uma sequência de dias ou até semanas, onde as temperaturas em uma região, relativamente ampla, fica muito acima da média que seria normal para uma determinada época.
Embora a literatura não seja uniforme em relação à definição, a Organização Meteorológica Mundial considera uma onda de calor quando as temperaturas permanecem pelo menos 5°C acima da média e durante pelo menos 5 dias consecutivos.
Maiores acumulados das últimas 12h na região emtropolitana, coletados às 5h49min (fonte CEMADEN e INMET):
Caieiras (Jardim Marcelino): 83mm
São Paulo (Jardim Nossa S. Aparecida): 69mm
Osasco (Santa Fé): 62mm
Osasco (Rochdale): 51mm
Itapevi 30mm
Carapicuíba 22mm
Cotia 15mm
Fonte: Defesa Civil de SP/Climatempo
Comments