top of page
Foto do escritorDa Redação

Cotia realiza Campanha Fique Sabendo e fará mobilização no sábado, 3


Entre os dias 1º e 7 de dezembro, a Secretaria de Saúde de Cotia participará da 15ª Campanha Fique Sabendo, que visa intensificar as ações de orientação e conscientização sobre Infecção Sexualmente Transmissível (IST) HIV e Sífilis com uma mobilização no sábado (3/12) [veja abaixo]. A ação acontece no mês de luta contra a Aids, o Dezembro Vermelho, e começa no Dia Mundial de Combate à Aids (1º de dezembro).


Dados da Vigilância Epidemiológica (VE) de Cotia mostram que 439 pacientes estavam matriculados e em atendimento no SAE/CTA, entre 01/11/2021 a 01/11/2022. No mesmo período, foram registrados 53 novos casos de HIV, 92 de sífilis e 64 de Hepatites Virais (B e C).


A Campanha visa prevenir e orientar sobre a importância do diagnóstico precoce e as Unidades Básicas de Saúde vão intensificar as ações educativas, além de realizarem testes rápidos em datas pré-definidas. As unidades especializadas e Pronto Atendimento também participam.

Para o dia 14/12 está programada a instalação cênica ‘O Labirinto das Sensações’, em frente à Secretaria da Saúde, das 16h às 20h, uma intervenção artística baseada em performances cênicas interativas que aguçam os sentidos e reflexões sobre IST/Aids.

O objetivo é ampliar o número de pessoas que conheçam seu status sorológico, além de vincular o portador do HIV à referência de atendimento do município, o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), e ofertar o tratamento após o diagnóstico. “Temos a clareza de que nestes 15 anos crescemos, avançamos e não podemos deixar de lado as ações e rotinas de testagem do HIV e da Sífilis e a Campanha Fique Sabendo”, disse Silvana Silva, coordenadora VE.


De acordo com o coordenador do Programa Municipal de IST/AIDS e Hepatites Virais, Nélio Girardo, toda a população pode e deve participar da campanha, mas o público-alvo são pessoas com vida sexual ativa. "A Campanha tem por objetivo realizar o teste de HIV e de sífilis em toda a população, principalmente em quem tem vida sexual ativa e que nunca realizou o teste de HIV ou sífilis na vida, e em quem se encontra em situação de vulnerabilidade", afirmou.

Os testes podem ser realizados gratuitamente a qualquer momento do ano, sem agendamento, no SAE/CTA que fica na avenida Prof. Manoel José Pedroso, 843, 1º andar, Parque Bahia, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Informações 4616-5921 e saecotia@gmail.com.


77 visualizações

Comments


bottom of page