Aplicativo é gratuito e pode ser baixado nos sistemas Android e iOS
O prazo para baixar ou atualizar o e-Título para usá-lo no primeiro turno das eleições de 2024 termina neste sábado, 5. No segundo turno, o app deve ser atualizado até 26 de outubro. O documento eletrônico não é emitido no dia da votação.
O e-Título pode substituir o título de eleitor impresso e o documento com foto nas eleições se você já tiver feito o cadastramento biométrico e, portanto, tiver a foto cadastrada no perfil do app. O aplicativo também serve para consultar o local de votação, justificar a ausência nas eleições e emitir outros documentos junto à Justiça Eleitoral.
Se você não tiver foto no e-Título, ainda poderá votar apresentando RG, identidade social, CNH (Carteira Nacional de Habilitação), passaporte, certificado de reservista ou carteira de trabalho ou de categoria profissional reconhecida por lei. O título de eleitor impresso não tem foto e, por isso, não serve para permitir a votação.
Como usar o e-Título
O e-Título pode pedir para fazer uma verificação por selfie. Se a opção aparecer para você, leia o termo de ciência sobre a identificação e clique em "Sim". Depois, clique em "Prosseguir" e siga as instruções para tirar a foto.
O aplicativo também pode oferecer a opção para você habilitar o acesso com a digital. Se você desejar essa alternativa, clique em "Ativar".
Local de votação
Para habilitar o e-Título, já é preciso informar alguns dados, como o local de votação. Mas a aba "Onde votar" permite lembrar o endereço da zona eleitoral, bem como o número da sua seção.
O aplicativo também permite emitir guia para pagamento de eventuais taxas por débitos eleitorais e emitir certidões de quitação eleitoral e de "nada consta" para crimes eleitorais. Esses recursos estão disponíveis na aba "Mais opções".
Imagem: Divulgação/TSE
ความคิดเห็น