Campanha “Olhe Mais de Perto”, em parceria com a Childhood Brasil, reforça o combate à violência sexual de crianças e adolescentes.
Nesta sexta-feira (11), das 14h30 às 16h30, a Estação Osasco da Linha 9-Esmeralda, recebe a Campanha “Olhe Mais de Perto”, em parceria com a Childhood Brasil, uma das principais articuladoras na proteção de crianças e adolescentes. Pela manhã a ação de conscientização aconteceu na Estação Luz da Linha 4-Amarela. Durante o mês de outubro as operações de trem da ViaMobilidade e de metrô da ViaQuatro também receberão a campanha.
Nesse dia, promotores da Childhood Brasil estarão presentes nas estações, distribuindo panfletos e chaveiros, ampliando a conscientização sobre o tema e antecipando o Dia das Crianças. Ao longo do mês, a CCR Mobilidade também apoiará a campanha disponibilizando espaços para a veiculação de vídeos nos painéis digitais das estações, reforçando a mensagem e o alcance da iniciativa.
A campanha, que conta com o apoio da CCR Mobilidade e do Instituto CCR, tem como objetivo conscientizar o público sobre a realidade da violência sexual sofrida por crianças e adolescentes. “Um dos princípios da atuação do Grupo CCR é servir a sociedade, gerando impacto positivo aos clientes. Trazer essa campanha para nossas estações é uma forma de contribuir como empresa para o bem-estar das pessoas”, avalia Marcio Hannas, CEO da CCR Mobilidade.
Segundo dados da instituição, 85% dos casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes são cometidos por conhecidos; 65% destes casos, dentro de casa. A campanha idealizada pela SOKO/Droga5 São Paulo é dividida em duas fases, abordando a violência sexual nos lares e sinais de alerta que podem ajudar a identificar crianças em risco.
Campanha “Olhe Mais de Perto”
A iniciativa conta uma série de ilustrações com características infantis para chamar a atenção do espectador e promover maior conscientização de toda a população para a importância de perceber, escutar e acreditar na criança e adolescente que está perto de você. As diversas formas de violência contra vulneráveis não se manifestam apenas em indícios físicos, mas também em sinais emocionais e comportamentais. As mensagens em texto escondidas nestas ilustrações provocam uma reflexão, reforçando a importância da atenção aos detalhes e comportamentos que não podem passar despercebidos dentro de casa, e de que um olhar atento pode salvar uma criança.
"Acreditamos que enfrentar e prevenir a violência sexual contra crianças e adolescentes exige tornar visível o que é invisível e transformar essa luta em uma causa de todos. O silêncio perpetua o ciclo de violência, protegendo apenas o agressor. Falar sobre abuso sexual é mexer em uma ferida aberta da nossa sociedade, especialmente porque essa violência ocorre justamente em espaços que deveriam ser de proteção e cuidado”, comenta Laís Peretto, Diretora Executiva da Childhood Brasil.
Além das iniciativas da CCR Mobilidade em São Paulo, as operações no Rio de Janeiro (VLT Carioca) e Salvador (Metrô Bahia), assim como a CCR Rodovias e a CCR Aeroportos também apoiam a campanha. Nas 11 concessionárias operadas pelo Grupo CCR, as mensagens relacionadas à campanha serão veiculadas nos painéis eletrônicos instalados nas rodovias federais, estaduais e municipais administradas pelas concessionárias, em cinco estados do país (São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul). Também reforçará a divulgação do Disque 100, que recebe denúncias sobre violação de direitos humanos. Os canais de WhatsApp das unidades CCR AutoBAn (SP), CCR ViaOeste (SP), CCR RioSP (RJ/SP), CCR RodoAnel (SP), CCR SPVias (SP) CCR ViaSul (RS), CCR ViaCosteira (SC), CCR ViaLagos (RJ), CCR MSVia (MS) oferecem acesso direto ao Disque 100.
Os aeroportos operados pela Companhia também divulgarão conteúdos digitais com ilustrações infantis para chamar a atenção dos clientes e promover maior conscientização.
Programação das ações presenciais:
São Paulo 11/10 10h30 às 12h30 - Estação Luz (ViaQuatro – Linha 4-Amarela)
14h30 às 16h30 - Estação Osasco (ViaMobilidade – Linha 9-Esmeralda)
Imagem: Divulgação/Via Mobilidade
Comments