top of page

Ferroviários suspendem greve nas linhas 11, 12 e 13 da CPTM

Foto do escritor: Da RedaçãoDa Redação
Nova audiência está agendada para esta quarta-feira (26/3), às 16 horas (Reprodução: Redes Sociais)
Nova audiência está agendada para esta quarta-feira (26/3), às 16 horas (Reprodução: Redes Sociais)

Os trabalhadores das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) decidiram cancelar a paralisação que estava prevista para ter início a partir da 0h desta quarta-feira (26/3), porém se mantêm em estado de greve. Em assembleia, a categoria aceitou a proposta de paz apresentada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2) durante audiência realizada na terça-feira (25/3). 


O vice-presidente judicial do TRT-2, desembargador Francisco Ferreira Jorge Neto, que está conduzindo as audiências de conciliação entre Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Central do Brasil e CPTM, propôs que a paralisação fosse substituída por assembleias contínuas nas estações. O objetivo é conscientizar a população sobre as ameaças aos postos de trabalho que entendem haver com a concessão das linhas para a iniciativa privada.


A cláusula de paz perdura da 0h desta quarta-feira (26/3) até às 24h da próxima sexta-feira (28/03) e prevê o comparecimento normal dos trabalhadores em seus postos durante esse período. O sindicato propôs que os trabalhadores usem vestimentas de cor preta nesses dias como forma de protesto, o que foi aceito pela empresa.


Em contrapartida, a CPTM se comprometeu a acionar o Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência (Paese); deixar à disposição trabalhadores da área administrativa para apoio nas estações; e remanejar as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa para o transporte dos passageiros.


A formalização do acordo foi feita em audiência presencial realizada às 23h da terça-feira (25/3) na sede do TRT-2, em São Paulo-SP. Também foram feitos encaminhamentos como a formação de uma comissão da qual fará parte o sindicato, a empresa e o Estado, além de representantes do Sindicatos dos Engenheiros e do Sindicato dos Trabalhadores Ferroviários de São Paulo.


Nova audiência está agendada para esta quarta-feira (26/3), às 16 horas, para que a empresa apresente ao TRT-2 a posição da diretoria quanto à formação da comissão.


Com informações do TRT-2

Comments


PORTAL VIVA COTIA - A NOTÍCIA MAIS COMPLETA DA REGIÃO

Os artigos, reportagens e comentários, não refletem necessariamente a opinião do Portal Viva e são de inteira responsabilidade de seus autores.

 

É proibida a reprodução, edição e publicação total ou parcial de todo o conteúdo do site, sem autorização expressa do Portal Viva. É proibida a reprodução das fotos e/ou imagens do site, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Web, sem prévia consulta e aprovação, conforme lei nº 9.610 de 19/02/1998, que rege sobre o Direito Autoral e Direito de Uso da Imagem no Brasil.

NOS SIGA NAS REDES
  • email
  • Instagram
  • Facebook
  • Tópicos
  • X

Fotos© Portal Viva 2009-2025. Todos os direitos reservados.

© 2025 - Portal Viva Cotia

bottom of page