Mais de 1,7 mil pessoas morreram e 3,4 mil ficaram feridas após forte terremoto na Ásia
- Fau Barbosa
- 30 de mar.
- 2 min de leitura
Atualizado: 31 de mar.

Tremor de magnitude 7,7 também deixou centenas de pessoas soterradas (Reprodução: Record News)
Um forte terremoto de magnitude 7,7 atingiu a Ásia por volta das 12h50 da última sexta-feira, 28, matando mais de 1,7 mil pessoas e deixando centenas de pessoas soterradas. Um tremor secundário, de magnitude 6,7 foi registrado cerca de 12 minutos depois.
O epicentro do tremor foi próximo a Mandalay, a segunda maior cidade de Myanmar, derrubando dezenas de prédios e danificando várias infraestruturas, entre elas o aeroporto da cidade. Foram danificadas pontes, rodovias, aeroportos e ferrovias, dificultando os esforços humanitários. As pessoas tentavam remover escombros com as próprias mãos na esperança de ainda encontrar alguém vivo.
Segundo as informações, até o momento, pelo menos 1,7 mil pessoas morreram, 3,4 mil ficaram feridas e 300 estão desaparecidas. Os resgates em Mianmar são dificultados pela violenta guerra civil que assola o país.
Tailândia
Na Tailândia, o terremoto foi sentido em grande parte do país. Um prédio de 33 andares em construção caiu em Bangkok, a cerca de 1.300 quilômetros do epicentro. Segundo as informações, alguns corpos foram recuperados dos escombros e 76 pessoas ainda estavam desaparecidas. No total, 18 mortes foram confirmadas.

Resgates e ajuda humanitária
As operações de resgate em Mianmar entraram no terceiro dia, com drones e cães farejadores em busca de sobreviventes. China, Rússia, Índia e Malásia, além de Tailândia e Cingapura enviaram equipes de resgate e ajuda humanitária.
A ONU fez um alerta sobre a escassez de suprimentos médicos, como bolsas de sangue, kits de trauma, anestésicos e medicamentos essenciais. O Serviço Geológico dos EUA estimou que o número de mortos em Mianmar pode ultrapassar 10 mil. O calor intenso, com temperaturas próximas de 40ºC, dificulta as buscas e acelera a decomposição de corpos.
Segundo as informações, um novo tremor de magnitude 5,1 foi registrado neste domingo, 30, provocando pânico entre a população.
Comments