Equipamentos estavam instalados em veículo que ficava rodando pelas ruas. Quem acessasse os links recebidos tinha o celular invadido.
Um novo golpe envolvendo equipamentos de informática foi descoberto esta semana, durante uma abordagem a um veículo, em São Paulo.
Segundo a Polícia, os equipamentos estavam instalados em um veículo Jeep Renegade e enviavam links maliciosos para celulares que estivessem próximos. Dessa forma os celulares eram invadidos.
A abordagem
Policiais Militares faziam patrulhamento ostensivo preventivo na terça-feira, 23, na região da zona leste de São Paulo, quando por volta das 21h10 avistaram um veículo Jeep Renegade trafegando de forma suspeita. Os policiais então decidiram realizar a abordagem, onde constataram a existência de diversos equipamentos eletrônicos em funcionamento dentro do veículo.
O motorista foi indagado e confessou aos policiais que recebe R$ 1.000,00 (hum mil reais) por semana para circular de 8 a 12 horas por dia com o veículo.O caso foi parar no 42ºDP, onde os policiais civis apuraram que através do equipamento instalado no veículo eram enviados links maliciosos para todos os telefones celulares nas proximidades. Caso a pessoa que recebe acesse o link, ela passa a ter seu celular e contas bancárias invadidos e saqueados pelosbandidos.
Bateria usada nos equipamentos.
O motorista do veículo se recusou a fornecer qualquer dado que permitisse a identificação dos demais integrantes da quadrilha. A equipe de polícia judiciária apurou que os valores recebidos por ele com a fraude são creditados via Pix, na conta de uma adolescente, a qual disse ser sua namorada, visando dificultar a sua identificação e dos comparsas.Ficou evidenciado que o investigado estava operando na frequência das operadoras de celular, interferindo e interceptando as comunicações. Na pesquisa do Prodesp, os policiais souberam que o motorista não era habilitado.
Equipamentos encontrados no interior do veículo.
Ele foi preso em flagrante pelos crimes de Associação Criminosa (art. 288); Invasão de dispositivo informático - § 2º se da invasão resulta prejuízo econômico; Dirigir sem Permissão ou Habilitação (Art. 309) - L 9.503/97 - Código de Trânsito Brasileiro; Desenvolver clandestinamente atividades de telecomunicação (Art. 183) - L 9.472/97 - Serviços de Telecomunicações - Incorre na mesma pena quem, direta ou indiretamente, concorrer para o crime; e Corromper ou facilitar a corrupção de menor de 18 anos (244B) - L 8.069/90 - ECA - Caput, ficando à disposição da justiça.
Considerando-se que os crimes perpetrados atingem diretamente a sociedade como um todo causando prejuízos financeiros incalculáveis visando o procedimento das investigações e identificação dos demais integrantes da quadrilha bem como dos receptadores dos valores subtraídos, a Autoridade Policial representou pela conversão da prisão em flagrante em prisão preventiva.
Commentaires