top of page

Guarda Civil prende quatro estelionatários que fraudavam cartões da CPTM em Jundiaí

Indivíduos abordavam os usuários e ofereciam trocar o bilhete comprado por um cartão recarregado
Indivíduos abordavam os usuários e ofereciam trocar o bilhete comprado por um cartão recarregado

Por volta das 14h40 desta quinta-feira, 20, a central de rádio "COT" da Guarda Civil de Jundiaí solicitou que a equipe se deslocasse até a estação ferroviária para averiguar quatro indivíduos que estariam próximos à catraca comercializando passagens fraudulentas para acesso à CPTM.


A equipe, após monitoramento das câmeras, localizou e abordou os indivíduos. Durante a abordagem, foram encontrados com eles quantias em dinheiro, celulares e cartões fraudulentos.


Ao serem questionados sobre a finalidade dos cartões, os indivíduos confessaram que agiam em conjunto, recarregando os cartões de maneira fraudulenta e clandestina, e depois os vendiam para os usuários da CPTM. Um dos suspeitos estava com a chave de um veículo no bolso. Ao ser questionado, informou que o veículo estava estacionado nas proximidades. A equipe se dirigiu até o local e, ao inspecionar o carro, encontrou um notebook com equipamentos para recarga dos cartões, além de R$ 2.000 em dinheiro. Dentro do veículo também foi localizado outro celular e bilhetes de passagens que os suspeitos haviam confessado ter retirado de usuários, trocando-os por passagens no cartão

recarregado.


Eles alegaram que, ao abordarem os usuários, ofereciam trocar o bilhete comprado por um cartão

recarregado. Foram encontrados mais de 30 bilhetes que foram trocados com os usuários.


Os indivíduos receberam voz de prisão e foram conduzidos à central de flagrantes.


Foram apreendidos:

  • 05 (cinco) aparelhos celulares,

  • 01 (um) notebook,

  • 01 (um) dispositivo para colocar créditos nos cartões da SPTrans,

  • a quantia de R$ 2.650,00 (dois mil seiscentos e cinquenta) reais em espécie.


Um dos suspeitos afirmou ser proprietário do veículo e também relatou que utilizava os celulares para fraudar os cartões. No entanto, não quis demonstrar o processo de fraude. Ele mencionou que, além do notebook, usava os celulares para cometer as fraudes.


Constatação

A equipe de fiscalização e prevenção à fraude da São Paulo Transporte S/A foi acionada pela Guarda Municipal para acompanhar a ocorrência em andamento, relacionada à apreensão de 06 cartões de Bilhete Único. Após a análise dos bilhetes apresentados pela Autoridade Policial, foi constatada a origem fraudulenta das recargas dos bilhetes de passagens. Além disso, o representante destacou em seu laudo que o notebook com os terminais não são oficiais da SPtrans, vindo, portanto, de origem clandestina e sendo utilizado para fraudar bilhetes. Os indivíduos foram indiciados e manifestaram o desejo de permanecer em silêncio.


A Autoridade Policial representou pela conversão da Prisão em Flagrante em PrisãoPreventiva, ficando os indivíduos à disposição da Justiça.


O caso foi registrado em boletim de natureza "Estelionato" (art. 171) em detrimento de entidade de direito público ou de instituto de economia popular, assistência social ou beneficência. Crime cometido contra a Administração Pública, direta ou indireta; e "Associação Criminosa" (art. 288).

Comments


PORTAL VIVA COTIA - A NOTÍCIA MAIS COMPLETA DA REGIÃO

Os artigos, reportagens e comentários, não refletem necessariamente a opinião do Portal Viva e são de inteira responsabilidade de seus autores.

 

É proibida a reprodução, edição e publicação total ou parcial de todo o conteúdo do site, sem autorização expressa do Portal Viva. É proibida a reprodução das fotos e/ou imagens do site, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Web, sem prévia consulta e aprovação, conforme lei nº 9.610 de 19/02/1998, que rege sobre o Direito Autoral e Direito de Uso da Imagem no Brasil.

NOS SIGA NAS REDES
  • email
  • Instagram
  • Facebook
  • Tópicos
  • X

Fotos© Portal Viva 2009-2025. Todos os direitos reservados.

© 2025 - Portal Viva Cotia

bottom of page