Duas crianças estavam a bordo
Fau Barbosa
Um helicóptero caiu por volta das 16h20 desta terça-feira, 20, em meio à vegetação na Avenida Marco, no bairro Chácara Marco, em Barueri. O local do acidente fica há 20 metros da via e ao lado de um futuro parque municipal.
Segundo informações obtidas pela reportagem do Portal Viva, o helicóptero havia saído do Helicidade - helicentro localizado no Jaguaré. Haviam sete pessoas a bordo.
Resgate
Pessoas que passavam pelo local ajudaram no resgate das vítimas. No momento em que o helicóptero começou a pegar fogo, a população utilizou extintores de incêndio para extinguir as chamas, o que fez grande diferença no salvamento das vítimas até a chegada de ajuda médica.
Estavam a bordo o piloto, o dono de uma oficina de helicópteros, e um casal com duas crianças e a babá. A família é do Mato Grosso e havia contratado um vôo panorâmico.
Nove viaturas do Corpo de Bombeiros foram para o local. Seis vítimas foram socorridas para hospitais da região (PS do Sameb, PS do Engenho Novo e Pronto-Socorro Intermédica).
Policiais e populares ajudam no resgate das vítimas
Vítimas
O piloto, de 51 anos, ficou preso nas ferragens e teve lesão na perna e fratura de fêmur. Ele foi transportado pelo helicóptero Águia 10 da Polícia Militar ao Hospital das Clínicas, onde deve passar por cirurgia.
O dono da empresa de manutenção, também de 51 anos estava com quadro estável e consciente. Segundo informações, ele também teve fratura de fêmur e passará por cirurgia.
Uma das mulheres, de 44 anos foi socorrida ao Pronto Socorro Engenho Novo em parada cardiorrespiratória, que foi revertida pelos médicos ainda na ambulância. No Pronto-Socorro foi diagnosticado que ela teve traumatismo craniano sendo então levada às pressas para o Hospital Francisco Moran.
O casal passou por exames e estava com quadro estabilizado. A mulher abriu o punho e teve algumas lesões na face.
Equipes do Corpo de Bombeiros socorrem as vítimas da queda
As duas crianças, de 8 e 9 anos, foram retiradas com lesões leves e colocadas no ponto de ônibus até a chegada das ambulâncias. Elas estão bem e foram encaminhadas ao hospital para exames.
O Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, dois helicópteros Águia da PM (05 e 10), a Guarda Civil, as equipes da Aeronáutica, o policiamento de área (20BPMM) e o delegado da Policia Civil estiveram no local.
O local foi preservado para a realização de perícia do Instituto de Criminalística da Polícia Civil de São Paulo.
Em nota, a Aeronáutica afirmou que investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), foram acionados para atuar no caso e apurar as possíveis causas do acidente.
O helicóptero
O helicóptero que caiu é do modelo Esquilo AS350 B3, com motor Turboeixo e capacidade para seis pessoas, incluindo o piloto.
Ele foi fabricado pela Helibras em 2013.
O caso foi registrado em boletim de ocorrência do DP Central de Barueri de natureza "Lesão corporal culposa" (art. 129, § 6º do Código Penal), sendo requisitada perícia via SAEP (Sistema de Acionamento Eletrônico de Perícias) para a elucidação posterior dos fatos, via inquérito policial.
Comments