Caso você tenha tomado a segunda dose do imunizante há mais de seis meses, já é possível tomar a terceira dose (dose de reforço)
Preocupada com a imunização da população, a Prefeitura chama a atenção de idosos com idade igual ou superior a 60 anos para que continuem a se imunizar contra a Covid-19. Este público já pode receber a terceira dose ou dose de reforço caso tenha recebido a segunda dose há mais de seis meses.
Mesmo com a disponibilidade de vacinas, não é incomum termos ouvido falar sobre pessoas que receberam a primeira dose do imunizante e que não procuraram pela segunda dose ou até mesmo a terceira dose. Por isso, a Prefeitura alerta para a importância de manter-se imunizado, medida que pode salvar a sua vida e a do próximo.
No instante da vacinação, os idosos devem levar RG, comprovante de residência e a caderneta de vacinação com as duas doses anteriores. As vacinas estão sendo aplicadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, com distribuição de senhas até as 15h nos três postos fixos de Itapevi.
O município lembra que a vacinação na cidade acontece na Comunidade Kolping Cristo Rei (Rua Brasília Abreu Alves, 33 – Nova Itapevi), no Ginásio de Esportes (Avenida Rubens Caramez, 1000A – Vila Aurora) e no Cemeb Jornalista João Valério de Paula Neto (Rua Bambina Amirabile Chaluppe, 492, Amador Bueno), atendendo apenas pedestres.
O esquema Drive-Thru funciona exclusivamente no Parque da Cidade (Rua Professor Dimarães Antônio Sandei, na Vila Nova Itapevi, ao lado do Estádio Municipal).
Fique atento e imunize-se mesmo não sendo idoso
Seguindo o Plano Nacional de Imunizações (PNI), Itapevi conta, atualmente, com quatro vacinas (Coronavac, AstraZeneca/Oxford, Pfizer e Janssen). Desses imunizantes, apenas a da Janssen obedece ao esquema de dose única e, portanto, não exige uma segunda e terceira dose para completar o esquema vacinal para a aquisição da imunidade.
De modo geral, o intervalo entre a primeira e a segunda dose da vacina contra covid-19 CoronaVac (Sinovac/BioNTech) é de 21 dias.
Maiores de 18 anos que tenham recebido a primeira dose da Pfizer/ BioNTech podem antecipar o intervalo de aplicação da segunda dose da vacina do mesmo fabricante contra a Covid-19 de oito semanas para 21 dias. A vacinação para os adolescentes segue com intervalo de oito semanas para doses da Pfizer.
Já o intervalo de aplicação da segunda dose da vacina AstraZeneca contra a Covid-19 é de oito semanas.
Menores de 18 anos que desejarem ser vacinados deverão estar, obrigatoriamente, acompanhados de pais ou responsáveis no momento da vacinação. Adolescentes com comorbidades, deficientes, gestantes e puérperas deverão apresentar laudo médico.
Quem não tomou nenhuma das doses e está no grupo apto para receber a vacina, é importante - além de apresentar RG e comprovante de endereço - antes de tomá-la, realizar o pré-cadastro no site do Governo do Estado de São Paulo (www.vacinaja.sp.gov.br). As informações pedidas pelo portal são CPF, data de nascimento, nome da mãe, endereço, telefone para contato e e-mail.
Fotos: Felipe Barros | ExLibris | PMI
Comentários