Indivíduo tinha dois mandados de prisão em aberto, por tráfico de drogas e por tentativa de homicídio contra um policial civil
Por volta das 18h30 desta segunda-feira, 4, policiais militares receberam denúncia de que no Jd Briquet, em Itapevi, havia um indivíduo o qual seria procurado pela justiça por crimes de latrocínio, roubo e tráfico de drogas. O local dos fatos seria a residência do indivíduo, local conhecido como ponto de tráfico.
A equipe do 5ºBaep foi até o local indicado, quando desembarcaram e se aproximaram da residência a pé. Neste momento foi possível visualizar o indivíduo em pé, próximo ao portão da casa, de apenas dois cômodos. Ao ver os policiais, ele fechou o portão e entrou correndo para a residência.
Os policiais entraram e quando se aproximaram da porta do quarto, antes que pudessem entrar, viram o indivíduo próximo à cama, empunhando uma pistola 9mm. Ao perceber que estava cercado, ele efetuou disparos em direção à guarnição, que prontamente revidou, sendo o indivíduo atingido por quatro tiros.
Assim que o agressor caiu e não oferecia mais perigo aos policiais, um deles entrou no quarto e retirou a arma de suas mãos, retornou à viatura e solicitou o resgate.
No local compareceu a ambulância do SAMU, que realizou os primeiros socorros e o socorreu ao Hospital Geral de Itapevi, porém, durante o trajeto, o indivíduo entrou em parada cardiorrespiratória, falecendo antes de chegar ao PS.
Foi realizada uma varredura na residência e localizado, dentro do guarda roupa, uma bolsa onde estavam 11 tijolos de maconha.
A Autoridade Policial foi informada e esteve no local, onde requisitou perícia. O indivíduo, de 23 anos, tinha dois mandados de prisão em aberto, sendo procurado como autor de crimes como latrocínio, roubo e tráfico de drogas, demonstrando a sua periculosidade.
O caso foi registrado no DP de Itapevi, em boletim de ocorrência de natureza "Tráfico drogas (Art.33, caput) - L 11.343/06; Posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito (Art. 16) - L 10.826/03 - Estatuto do Desarmamento; e Homicídio (art. 121) Morte decorrente de intervenção policial (Res. SSP 05/2013) alterado pela Res 02/2015 do MJ/PF/CSP de 13/10/15 para Homicídio decorrente de oposição à intervenção Policial. Segundo o boletim, o delegado reconheceu provisoriamente a legítima defesa, com base nos artigos 23, II e 25, do código penal, sendo determinada a realização de exame residuográfico nos policiais que efetuaram os disparos, bem como no indivíduo que veio a óbito. Foi instaurado inquérito policial.
Comments