Serão vacinadas crianças com comorbidades, deficiências, indígenas e quilombolas
Após receber as primeiras doses do imunizante pediátrico contra o coronavírus, a Secretaria de Saúde de Jandira anunciou o início da vacinação infantil para crianças de 5 a 11 anos. A vacinação acontecerá na próxima segunda-feira (17), das 09h às 16h, em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município.
Nesta fase inicial, serão vacinadas as crianças portadoras de deficiências, indígenas, quilombolas ou que pertençam ao grupo de comorbidades, conforme consideradas pelo Ministério da Saúde e classificadas abaixo:
Insuficiência cardíaca;
Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar;
Cardiopatia hipertensiva;
Síndrome coronarianas;
Valvopatias;
Miocardiopatias e Pericardiopatias;
Doença da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas;
Arritmias cardíacas;
Cardiopatias congênitas;
Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados;
Talassemia;
Síndrome de Down;
Diabetes mellitus;
Pneumopatias crônicas graves;
Hipertensão arterial resistente e de artéria estágio 3;
Hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo;
Doença cerebrovascular;
Doença renal crônica;
Imunossuprimidos (incluindo pacientes oncológicos);
Anemia falciforme;
Obesidade mórbida;
Cirrose hepática;
HIV.
O pré-cadastro pode ser feito através do site vacinaja.sp.gov.br, disponibilizado pelo Governo do Estado de São Paulo. Após entrar no site, basta clicar no botão “crianças até 11 anos” e preencher o formulário on-line com os dados pessoais do (a) filho (a). Esse processo agiliza o atendimento nos locais de imunização, evitando filas e aglomerações.
Seguindo as orientações do documento técnico, será necessária a apresentação de um laudo médico que comprove a condição, além da obrigatoriedade do CPF e cartão do SUS da criança.
Caso ela ainda não possua, os responsáveis devem providenciar o quanto antes. É possível emitir o CPF no Banco do Brasil ou nos Correios, ambos localizados na Avenida Carmine Gragnano, nos números 26 e 77, respectivamente. Para a emissão do cartão do SUS, basta solicitar na UBS mais próxima da residência.
Comments