Megaoperação é realizada pela Guarda Civil e Polícia Civil em Cotia
- Fau Barbosa
- 22 de mar.
- 4 min de leitura

Uma megaoperação da Guarda Civil Municipal e Polícia Civil foi realizada em Cotia na noite desta sexta feira, 21, com vistas a indivíduos em motocicletas que estão cometendo diversos roubos. A operação teve início às 20h e término às 4h da madrugada, e ocorreu entre os bairros Miguel Mirizola, Nova Vida, Jd Rosimeire, Morro do Macaco, Jd Arco Íris, Jd Lavapés, Casinhas, Jd São Miguel, Jd Santana e Jd Sandra.
Segundo a Polícia, os roubos vem sendo cometidos não só nas vias públicas, mas também nos pontos de ônibus da cidade. Foram empregadas 18 viaturas da GCM, quatro motocicletas da ROMU, uma viatura da Polícia Civil e sete caminhões-guincho.
A megaoperação contou com o apoio da Secretaria de Segurança Pública de Cotia, com o Secretário GCM Fabrício Dourado e de seu adjunto GCM Valdinei, bem como o apoio da Delegada Titular de Cotia, Dra. Mônica Gamboa.

A Delegada Titular do DP de Cotia, Dra. Monica Gamboa, falou à reportagem do Portal Viva. "Foi uma ação muito exitosa, fruto da integração e planejamento da Segurança Pública e Polícia Civil de Cotia visando garantir a segurança dos munícipes da cidade", destacou.

Durante a megaoperação, dois indivíduos em motocicletas foram detidos por tráfico de drogas; um indivíduo em motocicleta foi detido por porte de entorpecente; e um indivíduo detido por embriaguez ao volante, sendo todos conduzidos à Cadeia Pública.

Embriaguês ao volante e Tráfico de Drogas
Por volta das 20h40, no Pq Monjolo, um veículo Nivus branco, com placas de Itapevi, foi flagrado em zigue-zague e abordado. Prontamente foi verificado que o motorista apresentava estado de embriaguez.
Ao ser questionado, ele afirmou que havia ingerido bebida alcoólica e que estava no “peão”, expressão não entendida pela guarnição. Na busca pessoal nada de ilícito foi encontrado e segundo os guardas, não houve qualquer possibilidade de diálogo considerando que ele estava completamente ébrio exalando odor etílico, com fala pastosa, alteração motora ao caminhar e agressividade. O homem se recusou a fazer o teste de bafômetro e acabou sendo encaminhado ao IML para exame clínico de constatação de embriaguez.
O veículo tinha situação administrativa regular, sem queixa de envolvimento em crime, todavia teria sido adquirido “na feira do rolo”. Na revista veicular realizada no pátio da Delegacia foram encontrados copos plásticos com bebida alcoólica (destilado).
Na busca pessoal ao um dos passageiros, de 19 anos, nada de ilícito foi encontrado e ao ser questionado, ele disse que estava indo buscar sua moto porque havia caído e se machucado. No bolso do outro passageiro, um adolescente de 15 anos, foram localizadas quatro embalagens contendo substâncias aparentando entorpecente, R$326,90 (trezentos e vinte e seis reais e noventa centavos) em notas trocadas, além de uma folha de papel com anotações referentes a contabilidade de venda de drogas. O menor informou que não tem família e não passou nenhum contato para comunicação, e que estaria com o passageiro para buscar a moto deste.

Indivíduos alterados
Na delegacia, o motorista e o passageiro detidos ficaram alterados.
Segundo a polícia, o passageiro passou a puxar o braço para se livrar das algemas, batendo por diversas vezes a cabeça contra a parede da delegacia e chutando os bancos onde os três indivíduos estavam sentados. A mãe dele, ao ver a situação em que o filho se encontrava, demonstrou preocupação e pediu para dar a ele um medicamento controlado, o qual ele faz uso. Ela contou que o filho se mutila na residência e estava com muito medo que ele retornasse assim para casa.
Foi requisitada perícia IC para fotografar o veículo a fim de constatar o consumo de bebida alcoólica pelo condutor. A droga localizada deu positiva para 2,9 gramas de Tetrahidrocannabinol (THC). O adolescente foi apreendido por ato infracional análogo ao tráfico de drogas, sendo encaminhado à Cadeia Pública de Barueri para posterior apresentação na Fundação Casa nos termos do artigo 174 do ECA.


Moto e droga apreendidos
Uma moto Honda 150 Bross foi abordada por volta das 01h da manhã no Jd Santana, e o motoqueiro, ao parar a moto jogou uma sacolinha plástica no chão. Os GCM´s a recolheram e nela encontraram 115 porções de crack. Questionado, o condutor disse que "iria abastecer um ponto de venda de entorpecentes". Ele não portava documentos e foi algemado e conduzido ao DP de Cotia onde foi preso em flagrante. A motocicleta foi apreendida.
Droga apreendida
Por volta das 22h45, no Jardim Nova Cotia, os agentes abordaram um veículo VW/GOL preto, e o motorista alegou não possuir nada de ilícito no seu interior. Porém os guardas sentiram odor de maconha vindo do veículo e ao realizarem a busca no banco de trás, dentro de uma sacolinha plastica foram encontradas sete porções de maconha. Ao lado da sacola havia uma carteira e nela foram localizados R$ 1.040,00 (hum mil e quarenta reais) em dinheiro trocado.
Questionado sobre os entorpecentes , o motorista, de 27 anos, afirmou que a droga era para seu consumo pessoal e disse que o dinheiro era fruto de seu comércio, uma adega. Ele foi conduzido à delegacia, onde o entorpecente foi aprendido.

Motos apreendidas
Também foram apreendidas 16 motocicletas, que foram recolhidas ao pátio. Algumas delas estavam com placas suprimidas e adulteradas, outras com queixa de roubo e outras sem documentação. Seis carros foram apreendidos por documentação irregular e condutores não habilitados foram autuados.
Os casos foram registrados no DP de Cotia, em boletins de ocorrência de natureza "Embriaguez ao volante (Art. 306) - L 9.503/97 - Código de Trânsito Brasileiro; Ato Infracional de Tráfico de Drogas (Art.33, caput - L 11.343/06 - Entorpecentes).

"Em pronta resposta ao pedido da população de Cotia, a Guarda Civil se mobiliza para garantir noites de paz, com uma megaoperação que, na sua primeira atuação, já garantiu uma noite mais tranquila para os moradores de Cotia", disse o Secretário de Segurança, GC Fabrício Dourado à reportagem do Portal Viva.
Comments