O MPSP, por meio de Notícia de Fato instaurada pelo promotor de Justiça Tiago Antonio de Barros Santos, vai apurar as circunstâncias que levaram à queda do avião Cessna Citation, na manhã desta quinta-feira (9/1), em Ubatuba.
Com o objetivo de analisar fatos e apontar eventuais responsabilidades, além de verificar a regularidade da aeronave e do Aeroporto de Ubatuba, o promotor pediu informações preliminares à prefeitura municipal, à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA).
Foi dado prazo de 48 horas para atendimento das demandas.
O acidente
Cinco pessoas, sendo quatro passageiros e o piloto, estavam no avião de pequeno porte que saiu da pista e explodiu na Praia do Cruzeiro. O piloto morreu preso às ferragens. Dois adultos e duas crianças, todos da mesma família, foram resgatados com vida e encaminhados à Santa Casa da cidade.
Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e Secretaria de Segurança, fizeram o isolamento do local e a retirada das vítimas.
Segundo a Prefeitura de Ubatuba, o acidente deixou oito vítimas, sendo cinco na aeronave (uma fatal) e três pessoas que passavam na pista de skate, ao lado do local do acidente.
Vítimas estão sendo transferidas
Por volta das 16h05, as vítimas do acidente com a aeronave, atendidas pela Santa Casa de Ubatuba, começaram a ser transferidas para o Hospital Regional de Caraguatatuba. O helicóptero Águia da Polícia Militar está ajudando na transferência das vítimas.
Atualização às 16h58
Equipe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) já está no local e realiza os registros e os procedimentos para que a via possa ser liberada para o tráfego.
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e a Petrobras analisaram o espaço e providenciaram uma barreira no mar para conter o combustível que vazou da aeronave.
Comments