top of page
Foto do escritorDa Redação

Polícia Militar realiza simulado de ocorrência de roubo com retenção de vítima


Ação aconteceu no Plaza Shopping Carapicuíba


Fau Barbosa

Na manhã desta quarta-feira, 26, a reportagem do Portal Viva participou de um simulado de roubo com vítima de sequestro (quadrilha do PIX) organizado pelo comando do 33º BPM/M.


Antes do evento, os policiais tiveram dois dias de treinamento no local, além do treino constante e diário no início do serviço da Força Tática.


Durante o simulado, foram utilizados fuzis e pistolas Glock, todos com balas de festim, além de todos os armamentos disponíveis para a equipe, como escudo balístico, colete, algema, etc.


A ação

Policiais Militares receberam a informação de que uma vítima do sexo masculino havia sido tomada de roubo na Estrada da Fazendinha e seguia com os bandidos em um veículo branco, tendo a vítima como refém.

A equipe de Força Tática passou a perseguir os bandidos com o apoio do helicóptero Águia. O veículo seguiu em direção ao Shopping. Ao chegarem em frente ao empreendimento, os ladrões trocaram tiros com os policiais e entraram no shopping.

Um policial foi baleado e socorrido pelo Águia.

A equipe entrou no shopping onde trocou tiros com os bandidos. Um deles foi baleado e socorrido pela equipe do Corpo de Bombeiros. O outro se rendeu e foi preso. (Obs: Veja os vídeos da simulação).

Vídeo mostra o momento em que a Força Tática liberta a vítima de sequestro.

Equipe de Força Tática na abordagem do veículo da vítima. Ladrões trocam tiros com a Polícia e entram no Shopping.

Policial é baleado pelos bandidos em frente ao shopping socorrido pela equipe do Corpo de Bombeiros

Vídeo mostra o momento em que o policial baleado é socorrido pela equipe de Resgate

Equipe do helicóptero Águia socorrendo policial baleado

Dentro do shopping, a simulação da prisão de um dos bandidos, e do outro que foi baleado e socorrido.

Vídeo mostra a equipe de Força Tática rendendo os bandidos dentro do Shopping

Vídeo mostra ladrão baleado sendo socorrido pela equipe do Resgate


O simulado

O Tenente Coronel Marcelo Henrique da Silva falou sobre o "modus operandi" da simulação: "Nessa ocorrência, a extorsão ocorre por meio da participação direta da "quadrilha do PIX" e a missão principal da Polícia Militar é a preservação de vidas e integridade física de todos os envolvidos. Isso acontece por meio de técnicas, táticas e procedimentos operacionais, visando a cessação das hostilidades dos agressores e a consequente prisão e apreensão dos infratores", explicou.

"Foi demonstrada a integração da Polícia Militar com a Comunidade, com o emprego do grupamento Aéreo e Bombeiros. O simulado além de instruir e treinar os policiais militares, demonstra à sociedade paulista o nível técnico e profissional da Instituição de Tobias", ressaltou o Coronel.


Participaram da ação cerca de 120 policiais militares (equipes de Força Tática, 5º Baep, Corpo de Bombeiros - UR-18115, equipe do helicóptero Águia 14 e policiais administrativos).

Prestigiaram o simulado o Comandante do policiamento de área metropolitana 8 (CPA/M-8), Coronel PM Adriano Augusto Leão; o Desembargador James Siano, do Tribunal de Justiça de São Paulo; o Presidente do Grupo Del Rey, João Batista Costa; o Vice-Presidente do Grupo Del Rey, Marcelo Roberi; o Ouvidor Municipal de Carapicuíba, Walter Ferreira; o deputado estadual eleito Capitão PM Telhada, além de secretários municipais, equipe de segurança do shopping, além de representantes do Conseg Granja Viana e das Guardas Civis de Cotia e Carapicuíba.


Fotos e vídeos: Fau Barbosa



358 visualizações

Comments


bottom of page