Propositura, de autoria do vereador Serginho (PSB), foi lida na presença do novo Secretário de Segurança, Cel. Odair Marcelo
Fau Barbosa
Visando resguardar a integridade física e mental de toda a corporação da Guarda Civil Municipal (GCM), foi apresentada na sessão desta terça-feira, 5, na Câmara Municipal de Cotia, uma propositura dispondo sobre a oferta de atendimento psicológico aos profissionais de segurança pública. O autor da proposta é o vereador Sergio Luiz de Freitas - Serginho (PSB).
A sessão contou com a presença do Secretário Municipal de Segurança Pública, Coronel Odair Marcelo de Camargo e do Secretário Adjunto, Coronel Vagner Joaquim da Silva.
O Projeto de Lei
O Projeto de Lei nº 8/2024 dispõe sobre o atendimento psicológico aos membros da corporação da Guarda Civil de Cotia. A justificativa do Projeto de Lei nº 8/2024 esclarece que a oferta de atendimento psicológico visa promover a saúde mental, a superação de conflitos, traumas e dificuldades, bem como minimizar o sofrimento e o estresse causados pela natureza do trabalho. A proposta foi elaborada em resposta à tragédia ocorrida em fevereiro na sede da GCM, que resultou na morte de dois Guardas Municipais. O Projeto deve ser votado nas próximas Sessões da Câmara Municipal e, após aprovado, segue para sanção ou veto do Poder Executivo.
Na Tribuna, foi destacada a importância do trabalho realizado pela GCM em Cotia. "A gente fica aqui tentando entender tudo isso, por que aconteceu e acontece. De que forma podemos ajudar, estender a mão a esses homens que defendem a sociedade, a nossa vida, a nossa família. Como podemos agir para melhorar a vida de quem está na rua fardado, colocando a sua vida em risco por nós? Conversando com amigos da Guarda Municipal, desenvolvemos um projeto para estarmos mais próximos dos agentes e entendermos as necessidades que esses profissionais estão passando", destacou o autor da propositura.
Novos gestores de Segurança
Os novos gestores da Secretaria Municipal de Segurança Pública falaram sobre as metas da nova administração da pasta, destacando a importância do conhecimento e do diálogo, de ouvir e estar à disposição da equipe.
Cel. Vagner e Cel. Odair Marcelo (Imagem: Câmara de Cotia)
"Hoje não se trata a segurança com embrutecimento, com crenças de que a brutalidade e a violência aplicada pelo Estado podem corrigir problemas. A prevenção com tecnologia, o conhecimento, o treinamento e a valorização do homem trazem dignidade à segurança pública", disse o secretário de Segurança, Coronel Odair Camargo.
(Foto1 - Freepik)
Comments