Cotia, onde o trânsito é mais impactado (e onde estão previstas três praças de pedágio), não foi incluída nas audiências públicas.
Fau Barbosa
Mais uma vez a Rodovia Raposo Tavares é destaque na mídia. Há anos os usuários e moradores de Cotia aguardam os projetos de melhorias que impactem positivamente no trânsito infernal da rodovia, que é chamada de "grande avenida". Vira e mexe os projetos são apresentados, o dinheiro para as obras já chegou a ser liberado, mas infelizmente nada saiu do papel.
Audiências Públicas
Nos últimos dia 28/3 e 3/4, a Artesp realizou duas audiências públicas para apresentar um novo projeto de concessão da rodovia - o Lote Nova Raposo. (Anos atrás a CCR anos apresentou um projeto similar em audiência pública realizada no Ciesp, na Granja Viana).
O projeto da Nova Raposo faz parte dos 1,8 mil quilômetros de rodovias qualificados no programa de parcerias e que passarão por novas licitações.
Na região, a proposta é conceder trechos de vias administradas pelo DER - Departamento de Estradas de Rodagem à CCR/ViaOeste, que administra a rodovia após o km 34. Um exemplo disso seria o trecho inicial da Rodovia Raposo Tavares até Cotia, e a Estrada da Roselândia (SP-029), que interliga a Raposo e a Rodovia Castello Branco, passando por Cotia e Itapevi.
Pelo projeto, a ligação Castello Branco - São Roque (SP-053) e o trecho municipal da Estrada do Embu (ligaçãoEmbu das Artes-Cotia) também serão concedidos.
As audiências públicas foram realizadas em Vargem Grande Paulista sendo que Cotia é o local onde o trânsito é mais impactado (e onde estão previstas mais praças de pedágio). Porém não estão previstas audiências públicas na cidade.
O Projeto
O projeto todo prevê a duplicação de 36,16 km de rodovias, além da implementação de 36,65 km de faixas adicionais, de 48,26 km de vias marginais, a construção de 24 novos dispositivos viários, a adequação de 59 intervenções de obras de artes especiais - incluindo pontes e viadutos -, 38 novas passarelas e 73 pontos de ônibus.
Melhorias de dispositivos de acesso e retorno e outras obras de infraestrutura viária, também estão previstos no projeto, além de do sistemas de câmeras. Os estudos para o projeto foram contratados com a International Finance Corporation (IFC), do Banco Mundial.
Pedágio Free-flow
Na região, o projeto também prevê a instalação do sistema automático livre "sistema free flow" (pedágios sem cabines). A exemplo de outros países, a tarifa será calculada por trecho percorrido. As atuais praças de pedágio serão convertidas em pórticos, o que, segundo o governo deve permitir uma redução em torno de 20% na tarifa atual.
Na Rodovia Raposo Tavares, entre o km 11,8 e km 39,1 haverá seis pórticos de cobrança.
São eles:
Km 11,8
Km 15,1
Km 19,8
Km 24,7
Km 29,0
Km 39,1
Hoje, o primeiro pedágio fica na divisa de Vargem Grande Paulista com São Roque (km 46) e tem tarifa básica de R$ 12,20.
20 anos de promessas
Vários projetos tem sido discutidos nas últimas duas décadas para melhorar a mobilidade na região. Após a implantação de cobrança de pedágio na Rodovia Castello Branco, a Raposo Tavares virou "rota de fuga" e acabou tendo o seu trânsito sobrecarregado.
A rodovia já teve diversas propostas em discussão, entre elas a construção de um monotrilho; o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e mais recentemente o estudo da Linha 22-marrom do metrô até Cotia, cujo projeto prevê 19 estações ligando as estações do Sumaré (Linha 2-Verde) à estação de Cotia. A demanda estimada seria de 650 mil passageiros por dia.
Em agosto de 2021, durante visita à cidade, o então governador João Doria anunciou outro projeto para melhorar a mobilidade na Raposo Tavares e divulgou a liberação do montante de R$96 milhões para a rodovia. O projeto previa a construção de uma ponte no Km 24,8, a implantação de uma faixa de aceleração da pista oeste nos Kms 22,8 e 26,8 e de obras de arte especiais também no Km 26,8, com o intuito de promover mais fluidez ao tráfego da região.
Em julho de 2022, o então governador Rodrigo Garcia esteve em Cotia inaugurando o Bom Prato e confirmou o investimento de R$100 milhões para as obras da Raposo.
Em novembro de 2022, o DER abriu licitação para essas obras. E em março de 2023, o Departamento informou que a licitação continuava em andamento, porém acabou sendo suspensa.
Passado um ano, as obras na rodovia voltam à discussão. Porém, deixaram de lado os maiores interessados: os moradores de Cotia.
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