top of page
Fau Barbosa

Sequestro: Polícia Civil resgata, em SP, mulher de peruano assassinado a tiros em Cotia

Vítima e sua família vinham recebendo ameaças após seu marido ter sido assassinado no início de dezembro. Um casal foi preso em flagrante. (Divulgação: Polícia Civil)
 

Um crime de sequestro relacionado a um assassinato ocorrido em dezembro, foi solucionado neste domingo,12, pela equipe de investigação do DP de Cotia.


No final da tarde, os Policiais Civis receberam uma informação telefônica de sequestro e cárcere privado envolvendo a esposa de um peruano, vítima de um homicídio ocorrido no início de dezembro, no Jd N. Sra. das Graças.


Segundo a Polícia, após o crime, a mulher e sua família vinham sofrendo ameaças de um criminoso de alta periculosidade envolvido com crimes de tráfico internacional de drogas, armas e delitos contra vida.


O Sequestro

Por volta das 19h10 deste domingo, familiares informaram a Polícia que a esposa do executado, também de origem peruana, teria sido sequestrada em um hotel no bairro da Santa Efigênia, em São Paulo e estaria em cárcere privado no bairro de Sapopemba.


Segundo os familiares, ela teria aproveitado um momento de distração dos sequestradores e conseguiu enviar a localização de onde estava sendo mantida em cativeiro.


O resgate da vítima

A equipe de investigação, com o intuito de averiguar as informações da denúncia, solicitou apoio do GOE da Seccional de Carapicuíba e foram para o endereço indicado.

Policiais chegam ao suposto cativeiro em SP. (Divulgação: Polícia Civil)

No local, os policiais viram um indivíduo com características de estrangeiro, saindo da casa, e foi feita a abordagem. Questionado sobre quem estava na residência bem e sobre a mulher refém, o homem respondeu em espanhol que "nada sabia".


Ao entrarem na casa que ele aparentava estar vigiando, os policiais encontraram a vítima sobre uma cama ao lado de um cartaz. Ao lado dela estava uma outra mulher de origem peruana.

Cartaz localizado no cativeiro, ao lado da vítima. (Divulgação: Polícia Civil)

Bastante assustada e com algumas lesões no braço e nos olhos, a vítima contou que havia sido sequestrada  por dois homens, por volta das 23h do dia anterior, após ter sido encontrada num hotel no Centro de São Paulo, onde estava pernoitando. O outro indivíduo teria deixado o local 30 minutos antes da chegada da equipe, dizendo que iria sequestrar outra mulher para matá-la e em seguida a mataria também. Com relação as lesões sofridas, a mulher declarou que o indivíduo disse que ela "iria morrer igual ao seu marido".


Em buscas no cativeiro foram encontradas três armas de fogo, sendo um revólver calibre .38; uma submetralhadora calibre .40 e uma pistola calibre .45mm, além de munições, um cartaz com dizeres de ódio e mensagem de morte e quatro celulares.

Armas, munições e celulares foram apreendidos. (Divulgação: Polícia Civil)

Segundo a vítima, no aparelho rosa da outra mulher que ali estava, havia filmagem sua no cativeiro bem como gravação do atropelamento e tiros dados em seu esposo.


O casal foi preso em flagrante e feito contato com uma agente da Polícia Federal - adida em Lima, no Peru. Como se trata de crime hediondo nos termos da Lei nº 8072/90 o casal foi apresentado à Justiça em Audiência de Custódia junto ao DIPO/SP.


A Delegada Titular do DP de Cotia, Dra. Monica Gamboa, representou pela Prisão Preventiva do investigado, mentor intelectual da associação criminosa, não só como garantia da ordem pública e persecução penal, mas, principalmente para assegurar a integridade física da vítima, em razão das ameaças e juramentos de morte feitos pelo indivíduo.


O crime

O assassinato do marido da vítima ocorreu no início de dezembro, no Jardim N. das Graças, em Cotia.


Conforme matéria publicada na época pelo Portal Viva, Políciais Militares da 3ªCia do 33ºBPM/M foram informados por volta das 17h50 do dia 5/12 sobre um corpo masculino localizado na rua Érico Verissimo.

Imagens: Arquivo/Portal Viva

Na ocasião, o indivíduo, de cor branca, nacionalidade peruana e aproximadamente 24 anos, estava descalço e trajava shorts preto e vermelho, além de camiseta nas mesmas cores. A vítima tinha sido alvejada por pelo menos seis disparos de arma de fogo na região do tórax, abdômen, ombro e braços.


O resgate do Corpo de Bombeiros esteve no loca e constatou o óbito. Segundo as informações, a vítima estava no país há cerca de 5 anos. Sua esposa esteve presente ao DP de Cotia, onde prestou algumas informações.


O caso foi registrado no DP de Cotia, em boletim de natureza “Homicídio” (art.121).

Comments


bottom of page