Ação traz descontos no IPTU para quem protege o meio ambiente. Inscrições começam em agosto
A Prefeitura de São Roque lançou o programa IPTU Verde, iniciativa que incentiva os proprietários municipais a adotarem medidas voltadas a proteção, à preservação e à recuperação do meio ambiente. A ação concederá descontos de até 10% do valor do IPTU para as propriedades que contém com medidas que ajudem a proteger a natureza.
“A sustentabilidade é uma das bases da nossa gestão e ano passado realizamos diversas medidas nesta área, como as trocas de lixo eletrônico por mudas de árvores, incentivando o plantio responsável em nossa cidade. Através do IPTU Verde buscamos estimular a população a aderirem as práticas ambientais, unindo desenvolvimento e preservação da natureza”, afirmou o Prefeito Guto Issa.
Para participar da ação, o munícipe precisa realizar um cadastro no Setor de Protocolo na Prefeitura entre os dias 1º de agosto a 31 de outubro, onde preencherá um formulário solicitando sua adesão no programa. No cadastro, a pessoa irá demarcar, entre as diversas opções, quais ações ele toma em sua propriedade e que auxiliam na preservação ambiental, como redução ou separação de resíduos; utilização de material sustentável; redução no consumo de água ou energia elétrica; ampliação da área permeável, implantação de calçada ecológica, dentre outras. O cadastro será avaliado pela equipe da Divisão de Planejamento e Meio Ambiente, que estabelecerá uma pontuação com base nos parâmetros estabelecidos no Decreto 9.792, que estabelece o IPTU verde (https://www.saoroque.sp.gov.br/portal/diario-oficial/ver/196) e com base no resultado, o IPTU de 2023 (e dos anos subsequentes) virá com um desconto de 3%, 5%, 7% ou 10%.
Uma medida importante, que traz benefícios para a população e para a construção de uma São Roque cada vez mais próspera e verde.
Comentários