top of page

Funeral do papa Francisco será realizado no sábado, anuncia Vaticano

O papa Francisco faleceu no início da madrugada desta segunda-feira, 21 (Foto: Divulgação/ Vatican Media)
O papa Francisco faleceu no início da madrugada desta segunda-feira, 21 (Foto: Divulgação/ Vatican Media)

O Departamento de Celebrações Litúrgicas do Vaticano anunciou os detalhes das exéquias do Papa Francisco. A cerimônia segue as indicações estabelecidas no Ordo Exsequiarum Romani Pontificis, documento que rege os ritos funerários do Pontífice Romano.


Traslado para a Basílica de São Pedro

Na quarta-feira, 23 de abril, às 9h (horário local), o corpo do Papa Francisco será trasladado da Capela da Casa Santa Marta até a Basílica de São Pedro. A condução da urna será precedida por um momento de oração, presidido pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Santa Igreja Romana.


A procissão seguirá pela Praça Santa Marta e pela Praça dos Protormártires Romanos, saindo pelo Arco dos Sinos até a Praça de São Pedro, entrando em seguida na Basílica Vaticana pela porta central. Diante do Altar da Confissão, o cardeal camerlengo conduzirá a Liturgia da Palavra, após a qual será aberto o período de visitação à urna mortuária do Papa Francisco.


Exéquias e sepultamento

No sábado, 26 de abril, às 10h (horário local), será celebrada a Missa das Exéquias, que marca o primeiro dia do Novendiali (novenário), os nove dias de luto e orações em honra ao Pontífice falecido. A celebração ocorrerá no átrio da Basílica de São Pedro e será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício.


Ao final da celebração eucarística, ocorrerão os ritos da Última Commendatio e da Valedictio — despedidas solenes que marcam o encerramento das exéquias. Em seguida, o caixão do Papa será levado novamente para o interior da Basílica de São Pedro e, de lá, transferido para a Basílica de Santa Maria Maior, onde será realizada a cerimônia de sepultamento.


Diversos chefes de Estado e de governo já anunciaram oficialmente sua presença para prestar homenagem ao Pontífice falecido.


Causa da morte

O Vaticano divulgou, na tarde desta segunda-feira, 21, as causas da morte do papa Francisco. De acordo com comunicado da Santa Sé, o falecimento ocorreu em sua residência, devido a um AVC cerebral, coma e colapso cardiocirculatório irreversível.

“Declaro que as causas da morte, segundo meu conhecimento e consciência, são as acima indicadas”, diz o texto, assinado pelo diretor do Departamento de Saúde e Higiene do Vaticano, professor Andrea Arcangeli.

18 imagens

O falecimento do papa foi confirmado pelo cardeal Kevin Farrell. O pontífice morreu em seu apartamento na Domus Santa Marta, às 7h35 (horário de Roma).


Francisco se recuperava em casa depois de uma longa internação devido a um quadro grave de pneumonia, agravado com um episódio recente de insuficiência respiratória aguda em pneumonia multimicrobiana bilateral, além de bronquiectasias múltiplas, pressão alta e diabetes tipo II.


Rituais

Após o sufrágio, ocorre a cerimônia de constatação da morte de Francisco, conduzido pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Igreja Católica. Em seguida, o corpo do papa será colocado no caixão. Além de membros da Igreja, familiares de Francisco devem participar da cerimônia.


Ritos mais simples

O papa ainda em vida aprovou uma resolução que reforma os ritos funerários papais, tornando-os mais simples e flexíveis.


O novo texto retira a obrigação de que os papas sejam enterrados sob três caixões tradicionais de chipre, chumbo e carvalho. Francisco escolheu ser sepultado em um caixão simples de madeira. Ele também pediu para ser enterrado em uma igreja fora do Vaticano.


Testamento de Francisco

Francisco seguiu seu caminho de humildade até o final de sua vida. Em testamento ele pediu para ser enterrado no chão, sem decoração especial e com uma única inscrição: "Franciscus".


Leia a íntegra o testamento do Papa Francisco:


"Miserável

Ao mesmo tempo escolhendo

Em nome da Santíssima Trindade. Amém.


Sentindo que o fim da minha vida terrena se aproxima e com viva esperança na Vida Eterna, desejo expressar minha vontade somente quanto ao local do meu sepultamento. Sempre confiei minha vida e meu ministério sacerdotal e episcopal à Mãe de Nosso Senhor, Maria Santíssima. Por isso, peço que meus restos mortais descansem aguardando o dia da ressurreição na Basílica Papal de Santa Maria Maggiore.


Desejo que a minha última viagem terrena termine precisamente neste antigo santuário mariano, onde ia rezar no início e no fim de cada Viagem Apostólica, para confiar com confiança as minhas intenções à Mãe Imaculada e agradecer-Lhe o seu dócil e maternal cuidado. Peço que meu túmulo seja preparado no nicho da nave lateral entre a Capela Paulina (Capela da Salus Populi Romani) e a Capela Sforza da mencionada Basílica Papal, conforme indicado no documento anexo.


O túmulo deve estar na terra; simples, sem decoração particular e com a única inscrição: Franciscus. As despesas para a preparação do meu sepultamento serão cobertas pela quantia do benfeitor que providenciei transferir para a Basílica Papal de Santa Maria Maggiore e sobre a qual dei instruções oportunas a Mons. Rolandas Makrickas, Comissário Extraordinário do Capítulo Libérico.


Que o Senhor dê a merecida recompensa àqueles que me amaram e continuarão orando por mim. O sofrimento que se fez presente na última parte da minha vida foi oferecido ao Senhor pela paz no mundo e pela fraternidade entre os povos".


Santa Marta, 29 de junho de 2022


ESTAMENTO DEL SANTO PADRE FRANCESCO

__________________

Miserando atque Eligendo

Nel Nome della Santissima Trinità. Amen.

Sentendo che si avvicina il tramonto della mia vita terrena e con viva speranza nella Vita Eterna, desidero esprimere la mia volontà testamentaria solamente per quanto riguarda il luogo della mia sepoltura.

La mia vita e il ministero sacerdotale ed episcopale ho sempre affidato alla Madre del Nostro Signore, Maria Santissima. Perciò, chiedo che le mie spoglie mortali riposino aspettando il giorno della risurrezione nella Basilica Papale di Santa Maria Maggiore.

Desidero che il mio ultimo viaggio terreno si concluda proprio in questo antichissimo santuario Mariano dove mi recavo per la preghiera all’inizio e al termine di ogni Viaggio Apostolico ad affidare fiduciosamente le mie intenzioni alla Madre Immacolata e ringraziarLa per la docile e materna cura.

Chiedo che la mia tomba sia preparata nel loculo della navata laterale tra la Cappella Paolina (Cappella della Salus Populi Romani) e la Cappella Sforza della suddetta Basilica Papale come indicato nell’accluso allegato.

Il sepolcro deve essere nella terra; semplice, senza particolare decoro e con l’unica iscrizione: Franciscus.

Le spese per la preparazione della mia sepoltura saranno coperte con la somma del benefattore che ho disposto, a trasferire alla Basilica Papale di Santa Maria Maggiore e di cui ho provveduto dare opportune istruzioni a Mons. Rolandas Makrickas, Commissario Straordinario del Capitolo Liberiano.

Il Signore dia la meritata ricompensa a coloro che mi hanno voluto bene continueranno a pregare per me. La sofferenza che si è fatta presente nell’ultima parte della mia vita l’offerta al Signore per la pace nel mondo e la fratellanza tra i popoli.

Santa Marta, 29 giugno 2022

FRANCESCO

Comments


PORTAL VIVA COTIA - A NOTÍCIA MAIS COMPLETA DA REGIÃO

Os artigos, reportagens e comentários, não refletem necessariamente a opinião do Portal Viva e são de inteira responsabilidade de seus autores.

 

É proibida a reprodução, edição e publicação total ou parcial de todo o conteúdo do site, sem autorização expressa do Portal Viva. É proibida a reprodução das fotos e/ou imagens do site, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Web, sem prévia consulta e aprovação, conforme lei nº 9.610 de 19/02/1998, que rege sobre o Direito Autoral e Direito de Uso da Imagem no Brasil.

NOS SIGA NAS REDES
  • email
  • Instagram
  • Facebook
  • Tópicos
  • X

Fotos© Portal Viva 2009-2025. Todos os direitos reservados.

© 2025 - Portal Viva Cotia

bottom of page