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Fau Barbosa

Via Mobilidade: Linhas 8 e 9 de trens passam a disponibilizar internet gratuita

Atualizado: 19 de dez.

Serviço “Próximo Trem” permite ainda informações, em tempo real, para saber a previsão de chegada do próximo trem na estação


Os mais de 840 mil passageiros que usam diariamente as Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda operadas pela ViaMobilidade já contam com duas importantes novidades tecnológicas para proporcionar mais praticidade, previsibilidade e conveniência aos usuários dos trens metropolitanos nas viagens.


A primeira delas é o Wi-Fi gratuito nas plataformas das 41 estações, exceto Júlio Prestes que está em obras. Os usuários já podem, desde a última segunda-feira (18), acessar a internet de forma totalmente gratuita enquanto estiverem esperando o próximo trem, checar os e-mails e verificar seu aplicativo de mensagens e outras funcionalidades que não exijam grande volume de dados, contando com sinal de cobertura disponível para região de plataforma.


A outra novidade é o serviço chamado de “Próximo Trem”, no qual, por meio da leitura de QRCodes instalados em todas as plataformas de embarque, é possível saber o tempo estimado para que o próximo trem chegue até a estação. A página também informa em tempo real o número da linha, sentido, status da operação e traz um cronômetro com a previsão de chegada do trem. Quando faltar 20 segundos para chegar na plataforma, será exibida a mensagem “Embarque Próximo”.


De acordo com André Costa, diretor da ViaMobilidade, a concessionária está comprometida com o desenvolvimento de iniciativas que melhorem, cada vez mais, a experiência dos clientes nas estações e a tecnologia é uma aliada nessa busca. “Com a praticidade do Próximo Trem, os clientes poderão programar melhor suas viagens com mais segurança e conforto, tendo previsibilidade para tomar decisões durante sua viagem. E o Wi-Fi traz a comodidade, o entretenimento e a liberdade de navegar pela internet”, explica.


Como acessar internet gratuita nas estações

Para acessar o serviço de internet, basta que o passageiro se conecte à rede wi-fi “Passageiros ViaMobilidade” e realize o cadastro com nome, e-mail e data de nascimento. Cada conexão terá duração de 60 minutos, renovada pelo mesmo período a cada login. A rede de internet gratuita tem alguns limites de navegação, como restrição a serviços de streaming e sites de conteúdo adulto. O serviço estará acessível durante todos os dias da semana.


A Via Mobilidade é a concessionária responsável por operar e administrar as linhas 8 e 9 de trens metropolitanos por 30 anos, e deve fazer investimentos de quase R$ 4 bilhões. Juntas, as duas linhas têm 79 quilômetros de extensão, 43 estações e transportam cerca de 1,1 milhão de passageiros por dia, número que representa 35% de todos os passageiros que utilizam o serviço de trens, diariamente, em São Paulo.


Foto: Governo de São Paulo/Divulgação

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