O primeiro local mapeado foi o Parque da Aldeia, onde já foram identificadas 48 espécies de aves.
A Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura de Carapicuíba iniciou neste ano o Programa de Inventário e Monitoramento da Fauna Silvestre, uma iniciativa que visa documentar e acompanhar as espécies de animais silvestres, que habitam nos parques e áreas verdes do município.
O primeiro local mapeado foi o Parque da Aldeia, onde já foram identificadas 48 espécies de aves. O trabalho também foi estendido ao Centro para Educação em Sustentabilidade (CES) de Carapicuíba, com o registro de 64 espécies, e ao CEEAC Tancredão, com 29 espécies catalogadas. Até o momento, foram identificadas 94 espécies de aves no município, sendo 17 delas ameaçadas de extinção e 14 classificadas como migratórias.
O programa não se limitará às aves: a proposta também inclui a documentação de outros grupos da fauna, como mamíferos, répteis, borboletas e abelhas, com o objetivo de criar um inventário abrangente da biodiversidade local.
Com o apoio da população, esse trabalho será contínuo e expandido para outras áreas da cidade, reforçando o compromisso da Prefeitura de Carapicuíba com a preservação da fauna silvestre e a sustentabilidade ambiental.
Centro de Educação para Sustentabilidade (CES)
Categoria: Centrais
Secretaria responsável: Meio Ambiente e Sustentabilidade
Horário de atendimento: Segunda a Sexta: 08:00 às 17:00
Endereço: Avenida São Camilo, 968 - Carapicuíba/SP
Telefone:(11) 41642305
Email: ces@carapicuiba.sp.gov.br
Competências:
O CES Carapicuíba é um espaço público municipal idealizado para disseminar boas ideias que todos nós podemos praticar no dia a dia, de uma forma mais benéfica ao meio ambiente. É um ponto de encontro para promover oficinas, palestras e cursos ligados a questões ambientais.
Como agendar atividades no CES Carapicuíba?
Pessoas, entidades ou grupos que desenvolvem atividades para promover a sustentabilidade ou ministram oficinas, palestras e cursos ligados ao meio ambiente podem utilizar as dependências do CES. Para agendar a utilização do espaço, enviar a solicitação por email com as informações sobre a atividade, para que seja verificada a disponibilidade de dias e horários.
Imagem: Divulgação/Prefeitura de Carapicuíba
Comentarios