top of page
Foto do escritorDa Redação

Receita Federal libera Consulta ao Maior Lote de Restituição da História

Os valores serão creditados nas contas bancárias dos contribuintes no dia 31 de maio.


Até 31 de maio os contribuintes podem destinar parte do imposto devido a fundos sociais

Nesta quinta-feira, 23 de maio, a Receita Federal disponibilizou a consulta ao 1º lote de restituição do Imposto de Renda 2024. Este é o maior lote de restituição da história da Receita Federal, no valor total de R$ 9,5 bilhões a serem restituídos a 5.562.065 contribuintes.

 

Os valores serão creditados nas contas bancárias dos contribuintes no dia 31 de maio. A exemplo de outros anos, o 1º lote prioriza contribuintes com mais de 60 anos, com deficiência ou moléstia grave, ou cuja maior renda seja derivada do magistério. Contudo, em razão da tragédia no Rio Grande do Sul, neste ano também foi dada prioridade aos moradores do estado.

A consulta pode ser feita pela página www.gov.br/receitafederal (opção Meu Imposto de Renda) ou pelo aplicativo Meu Imposto de Renda.

 

Na jurisdição da Delegacia da Receita Federal do Brasil em Osasco, as restituições do 1º lote somam mais de R$ 116 milhões. A tabela a seguir apresenta o volume por município.

Destinações a Fundos Sociais

Parte do Imposto de Renda pode ser destinado a fundos sociais pelos próprios contribuintes durante a entrega da declaração. Esses fundos devem ser obrigatoriamente vinculados a projetos destinados a crianças e adolescentes ou a idosos. Para fazer a destinação, basta o contribuinte clicar em “Doações Diretamente na Declaração”, dentro do programa de declaração do Imposto de Renda, e preencher suas opções de destinação para fundos sociais. Há uma aba para destinação a crianças e adolescentes e outra para a pessoa idosa. O limite ,destinado a cada fundo é de 3% e o programa calcula automaticamente o limite.

 

Em seguida, o programa vai gerar um DARF para cada fundo selecionado. Para efetivar a destinação, é essencial que o contribuinte pague esses DARFs até 31/5. Depois, o contribuinte receberá de volta os valores destinados, acrescentados de juros pela taxa Selic, quando vier sua restituição nos próximos lotes.

 

Mais orientações sobre a destinação podem ser consultadas no vídeo disponível em https://www.youtube.com/watch?v=nD5B3zxRSos


Da Delegacia da Receita Federal do Brasil em Osasco-SP

Superintendência da Receita Federal da 8ª Região Fiscal

Comments


bottom of page