Motorista disse que foi contratado para transportar roupas até o Brás. Ele foi preso em flagrante
Uma van escolar cheia de drogas foi apreendida pela Polícia Civil em Cotia, nesta quarta-feira (13). O motorista estava usando o veículo para transportar mais de 300 quilos de maconha. Ele foi interceptado e preso em flagrante.
A investigação
A equipe recebeu informações de que um caminhão havia chegado com a drogas em Cotia e que criminosos fariam o transbordo da carga para carros menores. Segundo a informação, as drogas seriam transportadas em uma van escolar, e em sua maioria, levadas para São Bernardo do Campo.
Os policiais vieram para a região de Cotia e passaram a fazer diligências no sentido de localizar a tal van escolar. Na Estrada da Rolelândia, no Parque Rizzo II, uma van de transporte escolar, que estava com todas as cortinas das janelas fechadas, chamou a atenção dos policiais que fizeram a abordagem.
O motorista não esboçou reação. Ao vistoriarem a parte traseira do veículo, os policiais localizaram diversos pacotes de maconha. Indagado, o suspeito disse que trabalhava com fretes e achou que estava transportando roupas. Ele contou aos policiais que a retirada dos objetos tinha sido feita na mesma Estrada da Roselândia, em um lava-rápido. O local estava fechado e aparentava estar abandonado.
Na van foram apreendidos 33 sacos contendo 485 tijolos da droga, e pesando cerca de 302kg.
Droga apreendida (Imagem: Divulgação/Polícia Civil)
Depoimento
O homem disse à Polícia que utiliza a van para fazer o transporte escolar, mas também a utiliza para fazer alguns carretos esporádicos. Ele contou que recebeu a ligação de uma pessoa que perguntou se ele conseguiria retirar alguns fardos de roupa em Cotia e levar até o Brás. Ele teria cobrado o valor de R$500,00 (quinhentos reais) pelo frete. Aceito o serviço, ele recebeu o endereço pararetirada, onde dois homens o esperavam na porta do lava-rápido. Os dois foram colocando os pacotes na parte traseira e disseram que o recebedor das roupas efetuaria o pagamento. Essa mesma pessoa ligaria informando o endereço da entrega.
O motorista disse que não desconfiou da carga pois ela estava completamente embalada, com sacos plásticos, parecendo, de fato se tratar de fardos de roupas. Como não recebeu a ligação e sabendo que o destino seria o Brás, decidiu seguir no sentido informado quando alguns quilômetros á frente foi abordado pela viatura policial. Ele mediatamente parou. Os policiais vieram até a sua janela e pediram para verificar a carga e ele não se incomodou. Ao abrirem um dos sacos foi possível ver os tijolos de maconha. Ele ficou surpreso e abalado e disse que não tinha envolvimento com o mundo do crime e que utiliza a van para trabalhos lícitos.
A van, as drogas e o suspeito foram encaminhados para o 1º DP de São Bernardo do Campo, onde a Autoridade Policial, em razão da grande quantidade de substâncias entorpecentes, determinou o acionamento do setor de perícias para que fosse procedida a análise do material na Delegacia,evitando o transporte.
Após a pesagem e constatação, a perita emitiu o laudo positivo para maconha.
Foi decretada a prisão em flagrante do motorista da van, que permaneceu à disposição da justiça.
O caso foi registrado como tráfico de drogas no 1º DP de São Bernardo do Campo.
Comments